a teia-web

a teia-web
a web-teia

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

CCC e a Inteligência Analítica

Estava eu pensando em curadoria, colaboração e cauda longa, quando recebi um e-mail falando a respeito do conceito de Inteligência Analítica. Isto parece ser mais um desses modismos gerências harvardianos... O que me pareceu interessante é que, ao invés de ser ou apresentar respostas para os desafios gerências das empresas, trata-se de um conceito que se apóia na curiosidade, nas perguntas. Ele não mostra o fundo, más induz a construí-lo a partir do "universo em expansão de informações" (gostei disso...). E para essa construção é necessária a tal da inteligência analítica.
Voltando ao CCC (será que eu deveria escrever com minúsculas? Não quero que pensem que se trata do funesto Comando de Caça aos Comunistas), acredito que eles pressupõem uma habilidade que, neste momento, eu chamaria de Inteligência Analítica. Ou seja: a capacidade de analisar de modo inteligente um cabedal infindável de informações e extrair disso um nexo qualquer que possa ser "útil".
Preciso fazer uma ressalva: não estou utilizando esse termo na acepção americana, de coisa útil, ferramental. Estou usando-o no sentido latino de coisa-nuvem, de predisposição romântica para o bem, de um saber que consegue discernir - de um todo - os significados a ele imiscuídos. Concordo quando diz Caetano:
Americanos são muito estatísticos / Têm gestos nítidos e sorrisos límpidos / Olhos de brilho penetrante que vão fundo / No que olham, mas não no próprio fundo.
Utilizo e sugiro a interpretação de inteligência analítica como algo que nos permita compreender o nosso próprio fundo. Compreender o que faz sentido a cada um de nós, dentro desse "tudo-pode-tudo-vale" informacional. E, para isso, precisamos de inteligência e de capacidade de análise. Características fundamentais a um curador, a um colaborador, a um navegador da cauda longa.
Em tempo: o conceito de inteligência analítica foi trazido a tona pelo escritor Tom Davenport, num artigo da Harvard Business Review em janeiro de 2006.

Continuaremos...

Nenhum comentário: