a teia-web

a teia-web
a web-teia

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

IA, VE, CCC e o fundo.


Bom, o Cazuza diria: "...na tua orelha fria, contar segredos de liquidificador". Vou me utilizar da parte referente ao eletrodoméstico para mixar curadoria, colaboração, cauda longa, inteligência analítica e (será que eu sei o que estou fazendo?...) vigilância epistêmica. Digo "segredo", pois entendo que a internet é um bisturi e não uma metralhadora (quem quiser saber mais, deixe um comentário que eu explico).
(Tomando fôlego)
A medida que tenhamos comunidades colaborativas (na forma dos tais de "mega-nichos") compondo uma longa cauda de web-aldeias ou alteias (gostei disso! gostei disso! tomara que ninguém tenha dito isso antes...só vale para o português mesmo), cada qual sob a curadoria de mentes analíticas/vigilantes, teremos à nouveau a sensação de partilhar segurança e ninho (ou seria nicho?).
De qualquer forma, esta é a minha proto-conclusão: teremos estruturas formadas por nichos-curatórios, cada qual formando novos mega-nichos, com mega-curadorias, umas englobando (ver imagem deste post) as outras, até o englobamento final virtual de todos os nichos no ninho-humanidade.
Caberá a cada um de nós, dentro de seus focos de interesse, articular e reconhecer os curadores, guardiões, instituição-pessoa ou instituição-grupo reconhecidos pelos nichos do mesmo nível, dos de cima ou de baixo.
Dentro do conceito de alteias (gostei disso! gostei disso! tomara que ninguém tenha dito isso antes...), exis-tirão/tem nichos-quarteirão, nichos-bairro, nichos-municípios, regiões, estados, países, continentes, cada um com seu curador-executivo, ao qual todos pagarão tributos intelectuais e pecuniários. Recriando a estrutura que emergiu da nação-homem, replicando-a, virtualizando-a turbinada pelas potencialidades digitais.

Bom, entendeu? Então...

Você tem coragem de entrar nessa discussão?

Continua...

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

Mauricio,
Tuas reflexões são ótimas. Acho que um blog serve também para uma catarse , para a gente falar consigo mesmo. Botar as idéias para circular e compartilha-las com outras pessoas. Você já está começando a formar a tua alteia, a partir do momento em que criou o teu blog. Vou voltar a ler com mais cuidado o qe vc escreveu porque hoje estou na correria. Tenho que revisar todos os blogs da turma e além disso concluir o meu projeto de dissertação que devo entregar até amanhã (25/10).
Castilho