a teia-web

a teia-web
a web-teia

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Wikipedia e os Curadores

Navegando pelo FAQ da Wikipedia, encontrei a seguinte pergunta/resposta:

---

Pergunta: Eu tenho que me registrar? Não posso simplesmente editar artigos de forma anônima?

Resposta: Wikipedistas registrados usufruem de vários benefícios. Entre eles está a reputação positiva que acompanha um trabalho de qualidade. Wikipedistas veteranos são respeitados, principalmente no que diz respeito a acabar com disputas envolvendo artigos. Isso não quer dizer que exista uma hierarquia na Wikipedia - apesar de que haja editores com habilidades administrativas (veja Wikipedia:Administradores), eles são aprovados pela comunidade, e o objetivo da maioria dos wikipedistas é mostrar que a democracia, ainda que com um toque anarquista, continua sendo o poder supremo na Wikipedia. Além disso, os wikipedistas com nomes de usuário estão, de certo modo, mais anônimos que os contribuintes que não estão logados: enquanto todos podem ver o endereço IP do usuário que não está logado, apenas administradores de rede têm o poder de reconhecer o IP do usuário logado. Portanto, se você está preocupado com privacidade ou anonimato, talvez você prefira se cadastrar para esconder seu IP.

Contudo, se você quiser continuar à margem, não há problema em editar sem logar-se no sistema. Muitos contribuidores valiosos optaram por fazê-lo. Localização.

---

Repare como, até em um ambiente em que se pretende um caos-criativo, se utilizam expressões negativas para o não-enquadramento. Quando escrevo nos posts anteriores sobre a nação-homem ou o homo-comunnis é sobre essa tendência humana à hierarquia, a se localizar dentro do espectro social.
Entendeu? Então....

Continua.

Nenhum comentário: