a teia-web

a teia-web
a web-teia

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

CCC: cauda, curadoria e colaboração.


Continuo na tarefa hercúlea de tentar encontrar o fundo nessa era information-loose (será que essa expressão faz sentido?).
Vou tentar construir uma base teórica (ou seria um fundo teórico!?) a partir de 3 conceitos:
a) Cauda Longa;
b) Curadoria;
c) Construção colaborativa.
Bom... (tomando fôlego)
Do alto de minha inigualável experiência, infindável conhecimento e insuperável capacidade de lógica e raciocínio vou tecer uma linha clara e precisa entre todos eles e levarei, sem sombra de dúvidas, à compreensão completa desse fenômeno midiático.
(Alguém consegue provar que essas afirmações não têm fundo? Afinal, tenho crédito para dizer isso? > ;) )
Más, falando sério...
A revista TIME publicou no final de 2006 o seguinte: "Por aproveitar os reinos da mídia global, por fundar e estabelecer a nova democracia digital, por trabalhar por nada e superar os profissionais em seu próprio jogo, a personalidade do ano de 2006 da revista Time é você".
No caso, o "você" não sou eu. E sou eu, também. Somos todos nós.
Olha, bem... Então... É isso aí.
O conceito de cauda longa (ver a imagem anexa) diz que os hits são gerados não pela qualidade do trabalho, mas pela falta de espaço nas prateleiras. Entendeu? Então... Com as ferramentas de colaboração esse espaço se amplia, cabemos todos nós, colaborativamente.
Ok. Mas e o velho sentimento de estar "seguro", de fazer a opção correta, de estar sintonizado com a maioria, a interpretação cabal? Como fica?
O espaço de prateleira ou de página ou de "lugar ao sol" parece estar se transformando em "curadoria". Entendeu? Então... O curador de uma exposição, por exemplo, torna-se o autor intelectual da exposição. Se o curador consegue montar uma exposição consistente, onde todas as peças juntas definem um conceito, ele acaba criando uma obra que é maior do que a soma das partes...(meio piegas, né?)
Entendeu? Então...
Nos próximos posts vou explorar mais essa figura do curador. Curador como um avalista de informação. Existirá um curador dos curadores? Será que curador tem alguma relação com o verbo curar? Tipo: estava gripado e se curou? Veja os próximos capitulos...

Nenhum comentário: